top of page

Como se livrar das dívidas

As dívidas têm sido o motivo da sua dor de cabeça ultimamente? Não existe nada melhor do que deixar a cabeça no travesseiro, sabendo que nenhuma conta está atrasada e você não tem nada para pagar, não é mesmo? E é justamente essa tranquilidade que o endividamento pode tirar de você.



Mas do que se tratam as dívidas? Você pode se considerar uma pessoa endividada se parte do seu orçamento futuro já está comprometido em razão de algo que você ainda não pagou completamente. Parcelas no cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e até amigos e familiares que te emprestaram algum dinheiro, podem estar contribuindo na somatória das suas dívidas.


No entanto, antes de fazer o diagnóstico do que está comprometendo a sua renda, é importante entender como ocorreu o processo de endividamento, que é a realidade da maior parte da população brasileira. Para isso, precisamos lembrar de alguns motivos que cooperam para o acúmulo de dívidas, como: desemprego, salário reduzido, compras compulsivas, entre outros motivos.


Após identificar a razão pela qual se iniciou este endividamento, é importante fazer um mapa das suas dívidas. Isto é, uma lista com todas as pessoas, bancos, lojas, financiamentos etc. que você tenha algum vínculo nos próximos meses, ou de parcelas em atraso. Desta forma, fica mais simples ter uma visão geral de quais são suas dívidas, o valor atual delas e o motivo pelo qual você entrou nelas.


A partir disso, você poderá negociar as duas dívidas. É importante lembrar que o endividado possui poder de barganha e negociação com seus credores. E, após todo esse processo, você aprenderá maneiras de evitar se endividar novamente.


Quer aprender mais sobre este assunto? Confira o vídeo desta semana no canal clicando aquil!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page